23 fevereiro 2009

culpa ou responsabilidade?

ainda hoje li uma nota em algum jornal ou revista contemplando as diferenças entre culpa e responsabilidade. também hoje verifiquei na prática como é difícil distinguir entre esses termos. sei que senti culpa por uma falha recentemente cometida: acabei assumindo um compromisso que não pude honrar. foi então que percebi o quanto a culpa corrói. a culpa sufoca e aperta o peito. é a angústia que caminha ao lado do desgosto de errar. o grande perigo da culpa é que para evitá-la passamos a nos esquivar de responsabilidades. jogamos as cagadas para debaixo do tapete e corremos da maturidade. no entanto, e hoje isso ficou muito claro para mim, acertar consiste em assumir responsabilidades. passar por essa fase chata, dolorida, pelo mal-estar de encarar uma falha, assumir um erro e suas consequências desagradáveis. para, então, desfrutar de melhores escolhas. e à responsabilidade assumida devem seguir a assertividade e a busca por soluções, quando viável. dessa vez não foi possível consertar. mas será difícil cometer o mesmo erro novamente. assim é aprender. portanto, enquanto a culpa destrói e nos prende a padrões desajustados, a reponsabilidade alivia, ensina, e nos torna melhores a cada dia.

5 comentários:

Rafael de Sá Cavalcanti disse...

Acho que a gente nunca sabe o que é responsabilidade de verdade até que ela nos apresente sua pior face. No fundo sabemos o que é certo, mas na hora de realmente executar isso... Tenho certeza que você saberá priorizar as coisas e que tudo ficará bem. O que não ficar na sua vida após as suas decisões finais são as coisas que a vida tachou de dispensáveis.

photographie disse...

é verdade...
acho que somos todos muito despreparados para assumir responsabilidades em geral.
também acho que nem sempre sabemos tão claramente o que é certo numa dada situação, talvez por isso erramos tanto...
espero que tudo fique bem.
é difícil fazer escolhas, mas nem sempre é uma questão de escolher, né!?
espero que fique o que tem que ficar!

Rafael de Sá Cavalcanti disse...

O problema é que quanto mais senso de responsabilidade temos (coisa que vem com a vivência), mais esperamos dos outros também. E nem sempre essa expectativa é correspondida. Não acho que sejamos despreparados pra assumir responsabilidades. Acho que quanto mais vivemos, melhor estaremos preparados pra responsabilidade que nos é designada.
E você, Fê, está mais preparada que muita gente por aí ;) Você é uma das poucas pessoas que não está passível de censura, pois você sempre se compadece e conforta os outros, buscando o bem alheio. Isso é raríssimo nas pessoas hoje em dia.

Amanda disse...

Acho que estou falando de praticamente a mesma coisa nos meus últimos posts...

errar é humano, afinal! mas maravilhos é poder assumir o erro e aprender com ele!

Marconi de Oliveira disse...

Legal o texto, e uma visão que realmente nos intriga quando percebemos q são coisas ou sentimentos diferentes!
A experiência é a nossa sabedoria!
Parabéns!